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13/10/2021

Entrevista - KonbôSushi

Sócios KombôSushi

 

A comida japonesa se tornou uma das preferidas dos brasileiros – a prova disso são os inúmeros restaurantes dessa culinária que habitam os aplicativos de entrega, onde em algumas regiões do país são mais comuns que pizzarias ou lanchonetes. Mas ela não se tornou popular por acaso: foi necessário um trabalho duro para que ela fosse adaptada ao gosto do brasileiro.

Os pratos são extremamente populares, principalmente depois de serem adaptados ao gosto brasileiro. “A comida japonesa passou por diversas adaptações para ser tornar aceita pelos brasileiros, mas acredito que as mais relevantes foram: adição de cream cheese, Hot Rolls, opções doces e o Temaki”, explica Rafael Pennella, sócio da KonboSushi.

Se antes os pratos eram considerados exóticos, hoje já estão no gosto das pessoas. São inúmeras as modificações, “mas o principal” continua lá: peixe cru, arroz Gohan e molhos, como o shoyu e o teriyaki.

No Brasil, porém, há uma enorme quantidade de sushis diferenciados, como os hossomakis e uramakis “personalizados”. Esses sushis geralmente carregam ingredientes como cream cheese na receita, que não fazem parte das receitas originais. Tudo isso para conquistar o cliente nacional, que está habituado com este tipo de ingrediente.

E isso faz com que os clientes dos restaurantes japoneses tenham uma mistura que combina diversas qualidades, se tornando top of mind em termos de saúde, praticidade e sabor (uma rara combinação). “O que torna a comida japonesa única é o sabor do peixe fresco, a sensação de estar comendo algo delicioso e ao mesmo tempo saudável”, afirma.

Além de ser considerada saudável e saborosa, Rafael também fala de outro grande diferencial da comida japonesa para o consumidor brasileiro: a praticidade. “O sucesso da comida japonesa está muito associada com a praticidade, você recebe e come na mesma embalagem, evitando a necessidade de lavar uma louça ou algo do tipo”, destaca.

E neste aspecto, a embalagem é considerada fundamental junto com os ingredientes corretos para que o cliente tenha a melhor experiência possível. “Alimentos frescos e uma boa embalagem, fazem toda a diferença na entrega do alimento”, afirma, lembrando que uma embalagem ruim pode prejudicar (e muito) a qualidade da comida.

Por aqui a comida japonesa ainda tem bastante espaço para crescer: há muitos pratos e hábitos culinários que ainda não se tornaram comuns no Brasil. E esses pratos podem ser já encontrados no Brasil. “A comida não está em sua totalidade, porém não estamos muito longe do 100%, normalmente os restaurantes japoneses oferecerem uma diversidade muito grande de pratos”, explica Rafael.

Cabo aos consumidores aprenderem, aos poucos, o que são esses pratos e experimentar – quem sabe as pessoas não se apaixonam por algo novo? “Os consumidores não estão familiarizados com todos esses pratos e acabam sempre optando pelo mais comum, que são: Sashimi, Hossomaki, Uramaki, Temaki, etc…”, termina Rafael.

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